Comecemos pelo princípio: a criação de uma estratégia de marketing para eventos é fundamental para garantir uma boa imagem ao longo do tempo. Uma estratégia vai ajudá-lo a escolher as melhores opções e planear todos os passos de forma a que cada um dos seus eventos obtenha os melhores resultados possíveis.
Existem muitas razões para incluir os eventos na sua estratégia de marketing global, principalmente por ser uma das formas de impulsionar o seu negócio e criar brand awareness.
Vamos agora ver como planear a estratégia de marketing para os seus eventos, de forma a garantir os resultados esperados.
Primeiros passos para criar uma estratégia de marketing para eventos
Nenhum evento consegue obter os resultados que pretende se não tiver metas definidas que o ajudem a definir um plano. Logo comece pelo princípio.
1. Defina o budget do evento
Comece por reservar uma parte do seu budget de marketing para eventos, contando sempre que será necessário uma boa organização e apresentação dos mesmos.
2. Defina o seu objectivo principal
Deixamos aqui alguns exemplos:
» Atrair novos públicos
» Criar brand awareness
» Promover fidelização através de relações mais próximas e emotivas
» Apresentar um novo produto e apresentar as mais valias do mesmo
» Incentivar parcerias
» Gerar negócio directo
3. Escolha o formato do evento
Com um budget e objectivos definidos já consegue ter uma ideia do melhor tipo de evento a realizar.
Pense qual o tipo e formato de evento que faz mais sentido para o seu objectivo de acordo com o budget disponível: Lançamento de um novo produto, abertura de uma nova loja, um workshop, participar numa feira da sua área de negócios, apresentação de fecho do ano online, etc.
Vamos agora passar ao marketing de eventos: como planear, colocar em prática uma estratégia de marketing e avaliar os resultados de cada eventos que realiza.
O que é o Marketing de eventos
O marketing de eventos não é mais do que aplicar as teorias de marketing a eventos.
Como em qualquer estratégia de marketing começámos por definir objectivos, orçamento disponível e escolher o formato a colocar em prática.
Como desenvolver a estratégia de marketing para eventos
Agora vamos ver como se vai desenvolver a sua estratégia de marketing para eventos, em diferentes pontos no tempo.
Todos os eventos passam por 3 fases no plano de marketing: planeamento, concretização e avaliação. Todos são importantes. A última fase serve para que possa refletir sobre os resultados e optimizar todo o processo para o seu próximo evento.
1. Planeamento do evento
Comecemos por planear o evento. Como é que o marketing o pode ajudar:
A. Estudar o perfil dos participantes
A que se vai dirigir: empresas, potenciais parceiros, potenciais clientes, clientes que pretendem fidelizar, etc. Todos os públicos são diferentes, e como tal a sua mensagem deverá ser adequada.
B. Tom de comunicação
Depois de saber a quem se dirige é preciso definir a forma como vai comunicar. Mais ou menos formal, e que tipo de mensagens o seu público está aberto a receber.
C. Pensar como criar maior envolvimento do público
Por mais interessante que seja o seu evento, será recordado principalmente pelas formas como o público se envolveu directamente com o seu conteúdo. A probabilidade de ficar na memória e comentar com outras pessoas aumenta quanto maior for o envolvimento e, claro, a satisfação obtida.
Aposte em técnicas diferenciadoras para se distinguir da concorrência, ou técnicas de jogo para manter os visitantes mais envolvidos, e crie formas fáceis de incentivo à partilha da sua informação. Não basta transmitir a sua mensagem. Procure formas de envolver os seus visitantes. Eles devem participar de toda a experiência de forma a fazerem parte integrante do evento.
Procure despertar as emoções que levam os seus visitantes a querer continuar a participar.
D. Definir canais de comunicação e divulgação do evento
Verifique quais os meios e canais de comunicação mais adequados para promover o seu evento e chamar mais público. Seja com um site, newsletters, redes sociais, anúncio de televisão ou canais de comunicação local. Procure utilizar canais que o seu público alvo utiliza e já está habituado.
E. Definir a mensagem a comunicar
Agora precisa convencer o seu target a vir ao seu evento e participar.
Cada evento e experiência é diferente e como tal não existe uma mensagem secreta ou ideal a comunicar. Tudo depende do seu evento e objectivos.
A par da mensagem, deve também considerar visualmente, quais as imagens ou cores que melhor se vão adequar.
F. Ferramentas de interacção e avaliação
Os eventos cada vez mais utilizam diferentes tipos de ferramentas ao longo do desenvolvimento do evento, de forma a criar mais interação com o público, ao mesmo tempo que permitem obter estatísticas e métricas de avaliação de resultados. Por vezes um simples questionário pode ser suficiente.
2. Concretização do evento
Mesmo no dia do próprio evento é fundamental ter uma estratégia bem definida.
Consoante a natureza do evento, deverá procurar as pessoas certas para o apresentarem. Sejam influenciadores, utilizadores do seu produto, outros parceiros que já se relacionam com a sua empresa, etc.
Além disso, deve ter preparado todas as ferramentas para o decorrer do evento, quer para si e quer para o seu público. Essas ferramentas podem servir em simultâneo para a interacção no evento, analisar resultados práticos e medir objectivos.
Para garantir que os resultados do seu evento são mensuráveis, procure as ferramentas adequadas, consoante as métricas que precisa avaliar mais tarde.
3. Avaliação de resultados da sua estratégia de marketing para eventos
Tendo definido os objectivos na estratégia de marketing do evento, pode finalmente analisar os seus resultados.
Só com objectivos definidos e as ferramentas certas é capaz de avaliar se está no caminho certo e se o seu evento obteve os resultados pretendidos.
Desta forma consegue optimizar os eventos futuros que vai realizar, e impulsionar cada vez mais o seu negócio.
Os indispensáveis na estratégia de marketing para eventos
Depois desta breve apresentação para a criação de uma estratégia deixamos aqui um resumo com os pontos principais a reter:
- A importância dos eventos na estratégia de marketing está directamente relacionada com a boa estratégia de marketing geral, e com o planeamento, concretização e avaliação de resultados de cada evento.
- Sem a avaliação dos resultados, não poderá medir com exactidão se está a ser bem sucedido.
- Sem organizar tudo inicialmente, a concretização do seu evento vai sempre acontecer, mas pode não correr da forma esperada e ser prejudicial para o negócio.
- Sem as ferramentas certas, o evento até pode ter algum sucesso, mas dificilmente poderá avaliar, e não terá o impacto e a divulgação junto de outros utilizadores não participantes que vão ajudar a divulgar o seu negócio.