Packaging design ideal: tradicional ou customizado

25 Ago, 2022 | Design gráfico

O packaging design ideal pode ser um formato standard, sempre com um design gráfico profissional. Desta forma consegue um investimento menor. Para produtos de luxo ou de venda em massa pode procurar um packaging design mais customizado.

Antes de passarmos à solução de packaging ideal para diferentes situações vamos explicar um pouco do que é o design de embalagem para um produto, e tudo o que pode envolver, de forma a compreender melhor como escolher o packaging design ideal para o seu negócio.

O que é Packaging design

O packaging design, ou design de embalagens, é toda a apresentação exterior do seu produto ao cliente final, e pode ser apresentada sob diversas formas. A embalagem pode ter até 3 camadas: exterior (por ex. o saco de transporte), interior (caixa, espuma de suporte, etiqueta…) e a embalagem que envolve e garante a estabilidade do próprio produto (uma garrafa, por exemplo).

O packaging design cobre desde o formato da embalagem, ao material, ao tipo de acondicionamento, passando pelo grafismo, cores, tipos de letra e todo o design. Podemos estar a falar desde o desenho de uma garrafa, ao design da etiqueta que é colada na mesma, ou à caixa que a envolve.

Obter um bom design de embalagem é essencial por ser a primeira experiência que o seu cliente tem com o seu produto. Saber escolher a solução ideal é ainda mais importante, uma vez que o sucesso do seu negócio depende da escolha certa.

Tipos de packaging design:

  1. Embalagens tradicionais
  2. Embalagens com design customizado

1. Embalagens tradicionais

Por embalagem tradicional referimo-nos aos formatos standard que o mercado já oferece e que se aplicam a uma série de produtos. Sejam caixas de diferentes formatos e materiais, a embalagens mais flexíveis ou indicadas para alimentos, sacos ou autocolantes e etiquetas para aplicar numa embalagem.

Existem cada vez mais opções dentro dos denominados formatos de packaging tradicional e já existentes, sem ter de desenhar uma embalagem à medida. E isso tem uma razão de ser: O valor de investimento que implica uma embalagem à medida é de tal forma oneroso que apenas serve negócios de vendas em grandes quantidades, ou negócios de venda de produtos premium, que justificam o investimento.

Um negócio cujo valor de investimento para uma embalagem é menor, deve considerar primeiro as soluções standard do mercado de forma a garantir o baixo custo por unidade.

Neste caso o design da embalagem vai cingir-se ao grafismo exterior de um formato de embalagem cujo corte ou forma já existe. Consoante o produto existem inúmeras opções de formatos e materiais pré-existentes à sua escolha e depois apenas terá de garantir um design gráfico profissional a aplicar à embalagem.

É sempre possível ser criativo e impressionar mesmo dentro dos formatos tradicionais.

2. Embalagens com design customizado

As soluções de packaging customizadas irão ter de passar por todo um processo mais demorado e de maior investimento financeiro.

a) Design: Seja uma solução de embalagem totalmente inovadora, um cortante especial para uma caixa à medida, ou a procura por um tipo de material inovador, o design da embalagem é mais do que apenas design gráfico. É a procura pela solução ideal para o seu produto, estratégia e mercado.
Considere o seu produto e pergunte-se: como acomodar bem em transporte, como arrumar em armazém, como vai fechar ou selar a embalagem. Todo o processo é importante na fase do design da embalagem.
Deve considerar o cortante, o material, as medidas exactas, a espessura de determinado material. Até mesmo o conceito da marca é fundamental estar definido pois influencia a embalagem. Tudo tem de estar definido e assegurado para poder passar ao passo seguinte.
Suponhamos que quer uma caixa em cartão, algo aparentemente simples. Terá de estudar o seu formato em aberto e medidas exactas de cortes e dobras para garantir que tudo encaixa e fecha bem. E depois de montada a caixa terá de garantir que o espaço disponível no seu interior é o suficiente para encaixar o seu produto.

b) Protótipo: O desenvolvimento de protótipos é essencial para garantir um bom design.
É o processo de optimização do design criado de forma a garantir a sua adequação ao produto e qualidade de produção. Pode testar diferentes materiais e acertar medidas, para garantir o acondicionamento, até chegar a uma protótipo aprovado e final.
Não realize produção final de uma embalagem à medida sem primeiro garantir que tem um protótipo que funciona para o seu produto.

c) Produção: A produção deve assegurar a criação da sua embalagem dentro da legislação existente e de acordo com o seu protótipo, garantindo a sua qualidade.
O protótipo deverá ser, preferencialmente, realizado pela empresa que irá depois produzir todas as embalagens.

d) Logística e entrega: Não deve nunca descurar todo o processo final de logística. Desde o embalamento do produto, ao transporte do mesmo e entrega ao cliente final.
Pense no processo de fecho ou selagem da embalagem, onde a vai armazenar, e como a vai chegar ao cliente final. Todos estes pontos são importante para garantir que tem uma embalagem que vai ao encontro das suas necessidades e que tem todo o processo já pensado. Ninguém quer receber ovos partidos.

Ainda que possa parecer aliciante desenhar uma embalagem toda à medida, e de requinte, este tipo de desenvolvimento de packaging não é simples, e consoante a dificuldade ou customização, pode não ser para qualquer negócio.

Ao pensar em criar a embalagem para o seu produto pense primeiro o que vai beneficiar com isso em termos de estratégia de comunicação e financeiramente. Isso vai aumentar as suas vendas? Vai mais ao encontro do tipo de público que procura para o seu negócio?

Voltemos um pouco atrás. Ao pensar em criar uma embalagem para o seu produto, em primeiro lugar deve considerar algumas questões essenciais.

As 3 questões essenciais para a criação de uma embalagem de produto:

  • Qual é o produto
  • Quem o vai comprar (a quem se dirige)
  • Quais os estilos de vida do seu público

Depois deve ainda considerar os objectivos de ter uma embalagem para o seu produto. O packaging é mais do que uma mera caixa para proteger o produto. Faz parte da sua estratégia de comunicação. Pode ser meramente informativo ou decorativo, de forma a tornar o produto mais apelativo.

Quais os objectivos de ter uma embalagem

  • Tornar o produto mais apelativo
  • Diferenciar-se dos restantes produtos da concorrência
  • Contribuir para a estratégia de comunicação da marca
  • Informar de forma clara as características do produto
  • Acondicionar de forma segura o produto
  • Ou apenas surpreender o consumidor

As suas razões para criar uma embalagem podem ser muito distintas. E pode ficar bem impressionado e bem servido com uma embalagem mais tradicional, mas com um design gráfico apelativo.

Qual o packaging ideal

Com tudo isto já deve ser capaz de escolher que tipo de embalagem quer para o seu produto, e qual deve ser a melhor opção.

O packaging design ideal vai depender do seu produto, objectivos de negócio, mercado e orçamento.

A realidade é que o packaging à medida e customizado não é o ideal para todo o qualquer negócio. E muitos principiantes não têm noção do processo que está envolvido na criação de uma embalagem à medida e tendem a procurar embalagens diferenciadoras, ficando sempre pelo caminho depois de descobrirem o custo e tempo que tal implica.

O ideal num mundo perfeito seria conseguir ter sempre a embalagem dos seus sonhos. Mas consoante o estado do seu negócio, o seu produto e mercado, e a sua capacidade de investimento e crescimento, deve avaliar se faz ou não sentido procurar embalagens customizadas, ou escolher uma embalagem mais standard no mercado e apenas garantir um design profissional com a sua imagem de marca.

Por isso a embalagem ideal é aquela que melhor se vai adequar à sua estratégia, ao seu produto, mercado e budget.

Avalie qual o valor que a embalagem pode trazer para o seu negócio e produto.
Pense no valor que pretende investir na embalagem no primeiro ano por cada produto que vai vender. Se o seu produto custo 10€ e a venda é limitada, não será ideal investir em embalagens customizadas. Talvez um tipo de embalagem stardard com um design gráfico profissional seja o ideal. Se por outro lado tem um produto premium, mesmo que venda poucas quantidade já se justifica pensar num formato de embalagem mais customizado, pois o preço do produto permite esse tipo de investimento.

Deve considerar sempre o custo inicial de uma embalagem customizada, quer em termos de tempo de desenvolvimento, quer em termos de investimento financeiro que terá de abater ao longo do tempo. E deve avaliar se é adequado ao seu tipo de negócio, mercado e volume de vendas. Por aqui pode-se avaliar se vale ou não a pena o investimento na customização.

Seja qual for a sua escolha e negócio, procure sempre soluções profissionais. Descubra connosco todas as soluções de packagin à sua disposição e obtenha o packaging design ideal para o seu negócio.

Temas: Packaging

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados