Muitos são os clientes que nos procuram para solicitar um logotipo e só depois deste estar concluído percebem que precisam de mais. Precisam de uma identidade visual ou mesmo de Branding.
Ficam ainda mais perplexos quando percebem que identidade visual e Branding não são bem a mesma coisa. Perguntam-nos sempre do que precisam e procuramos explicar as diferenças para poderem ver realmente o que procuram obter.
A identidade visual, na realidade completa o Branding.
Mas voltemos um pouco atrás e pensemos no principal interessado em tudo isto: a MARCA.
O que é uma marca?
Um nome, um termo, um símbolo ou representação, ou todos em conjunto. Serve como identificação de uma pessoa, empresa, produto ou serviço, e diferencia-o tornando-o único. É identificável por nome, aspecto visual, sons, e até personalidade.
A MARCA é tudo o que representa uma empresa, produto, serviço ou negócio. (Isto a nível comercial)
Por aqui percebemos que uma marca precisa muito mais do que um mero logotipo para a sua representação gráfica. Tem uma identidade própria com valores, personalidade, tom de comunicação, embalagem, e por aí fora.
Então voltemos agora à duvida inicial.
Logotipo, Identidade Visual e Branding são a mesma coisa?
Não são a mesma coisa mas estão sempre interligadas, embora possa ter apenas um logotipo e mais nada.
É o que acontece com pequenas empresas que sentem a necessidade de ter um logotipo que as represente visualmente, mas não compreendem a necessidade, ou não têm condições financeiras para dar continuidade ao projecto, e desenvolver uma identidade visual nem uma estratégia de marca.
Um logotipo por mais profissional que seja, só por si, não lhe dá uma imagem de MARCA. E sem uma estratégia visual definida, o seu logotipo vai acabar por ficar perdido entre tantas outras informações que nos atravessam os olhos todos os dias.
O que é um Logotipo?
Logo: (grego lógos, -ou, palavra, discurso, linguagem, estudo, teoria)
-logo: Exprime a noção de estudioso ou especialista (ex.: politólogo, primatólogo).
logo-: Exprime a noção de palavra (ex.: logofobia).
“logo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/logo
» Tipo: (grego túpos, -ou, golpe, marca, representação, imagem, carácter, modelo)
-tipo: Exprime a noção de imagem, marca ou modelo (ex.: estereótipo).
“tipo”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/tipo
Por aqui compreendemos que logotipo é apenas uma representação gráfica da empresa (tipo), que procura dar significado (logo) ou simbolizar a mesma.
O Logotipo pode dar forma apenas a um nome, ou pode encontrar um símbolo que o represente. E daqui pode depois criar uma série de variações de logotipo consoante as aplicações onde o vai comunicar.
O que é a Identidade Visual?
A identidade visual é simples de compreender pelo próprio nome: é tudo o que visualmente vai representar a empresa e que a vai posicionar no mercado, como sejam as cores, a estratégia de imagem visual na comunicação em geral, a imagem da embalagem, a decoração dos veículos, as imagens para redes sociais, entre outros elementos.
A identidade visual restringe-se apenas ao âmbito visual da comunicação. Os restantes pontos da comunicação, como sejam, tom de comunicação, visão e valores, personalidade, etc, só o Branding é capaz de integrar.
Na realidade uma boa identidade visual e um bom logotipo, só se conseguem com uma boa estratégia e gestão de marca = Branding.
O que é o Branding afinal
Nada mais do que o DNA da sua empresa (negócio, serviço, produto, etc).
O Branding vai além da mera criação de um logotipo, ou desenho do grafismo para um catálogo ou embalagem.
É toda a estratégia e gestão de uma marca. É o que nos diz que tem de ser vermelho, não porque a identidade visual assim o determina, mas porque a marca assim diz que tem de ser.
É o Branding que confere coerência em toda a comunicação de uma marca, relacionando todas as áreas da comunicação com o objectivo de criar toda uma personalidade e imagem de MARCA.
O Branding dá mais valor à sua marca, ao seu logotipo, à sua comunicação visual pois dá-lhe força de comunicação ao diferenciar a sua empresa e atribuir-lhe uma personalidade única.
Por último, e para o ajudar a compreender melhor tudo isto, queremos apenas partilhar consigo um vídeo que nos parece resumir bem tudo o que aqui foi descrito de uma forma muito fácil de compreender.