MAGAWORKS - Design and development studio

O que é o WordPress

04 Abr, 2023 | Desenvolvimento de Websites

Acaba de sair a nova versão de Wordpress 6.2 “Dolphy”. Inclui uma série de correções e melhorias para poder mais facilmente começar a criar o seu site em Wordpress de forma mais simples, com o mínimo que vem incluído por defeito. Fique a saber mais sobre como funciona em geral o Wordpress.

Conheça o funcionamento do WordPress e para que serve

Este artigo é para os mais distraídos que nunca ouviram falar de WordPress.

O WordPress serve essencialmente para criar websites e blogs.

O seu funcionamento hoje em dia é muito semelhante ao que foi sempre, mas com muitas alterações, novidades e melhorias. Em grande parte está melhor para principiantes, mas para leigos pouco habituados a este tipo de plataformas, as alterações podem confundi-lo de alguma forma.

Para ver como funciona a última versão siga este link, e teste por si a nova forma de construir um site em WordPress, com o Tema de base: https://make.wordpress.org/test/2023/03/29/fse-program-exploration-build-a-block-theme/

Afinal o que é o WordPress?

O WordPress foi desenvolvido inicialmente a pensar em blogs, como um CMS. Permite criar páginas com informação geral, e tem ainda a possibilidade de criar artigos de blog com categorias que permitem filtrar todos os conteúdos por temas.

As páginas são as informações mais gerais e informativas e geralmente não se alteram muito ao longo do tempo, embora possa sempre actualizar o seu conteúdo. Nas páginas pode criar uma lógica de hierarquia.

Os artigos funcionam com uma lógica ligeiramente diferente das páginas. Não têm hierarquia, mas podem ter atribuída uma categoria que serve para filtrar todos os artigos consoante o seu tema, facilitando a procura de informação.

É habitual ver em Blogs filtros por “Categorias” e “Etiquetas”, ou mesmo por outro tipo de atributo. Por defeito o WordPress apenas inclui “Categorias” e “Etiquetas” denominadas no WordPress por “Tags”.

O que é um CMS

CMS significa Content Management System, que traduzindo significa: sistema de gestão de conteúdos. Como o próprio nome indica, é um sistema que lhe permite mais facilmente gerir a introdução de novos conteúdos ou edição de conteúdos já existentes no seu website. Este sistema de Backoffice para gestão de conteúdos é desenvolvido por uma conjunto de developers no mundo que oferecem a plataforma a todos os que a quiserem usar “as is”.

A plataforma do WordPress é gratuita para instalar onde quiser e usar à sua vontade.

Depois de instalado o WordPress é necessário configurar as preferências e funcionalidades necessárias para poder criar o seu website.

Como pode começar a criar um site em WordPress?

O WordPress é gratuito e tem de ser instalado num serviço de alojamento. Depois de instalado precisa sempre de ter pelo menos um tema.

Mas não se intimide para já com tudo isto, pois muitos alojamentos já incluem o serviço de instalar o WordPress por si. Além disso, a instalação por defeito traz o tema de base do WordPress já instalado para poder começar de imediato.

Ainda assim, vai ter de configurar muita coisa para garantir uma correcta configuração de forma a ser segura. Se precisar de ajuda fale connosco.

Vamos então passar a explicar o funcionamento e como pode começar.

Base de funcionamento do WordPress

A base do WordPress é a plataforma que se instala num alojamento, e um tema. E só com isto pode criar um site.

Depois pode adicionar plugins para ter mais ferramentas e funcionalidades.

O Tema do WordPress

O tema é indispensável em qualquer instalação de WordPress. Este dá origem ao aspecto visual do site e pode trazer incluídas mais ou menos funcionalidades, já com grafismo e configurações próprias.

Consoante o tema escolhido pode ter acesso a mais ou menos customizações à medida.

Todos os temas incluem pelo menos um template para a criação de páginas e artigos, e podem incluir ainda customizações para diferentes estilos e cores, assim como outros módulos que podem ser utilizados nas páginas.

O Tema base do WordPress hoje em dia é o Twenty Twenty-Three. Este já lhe permite escolher uma série de opções como cores e Google Fonts, configurar rodapé e menus. Outros temas gratuitos ou de licença paga geralmente incluem outro tipo de customização, desde variedade de configuração de menus, sliders, botões, ícones, etc.

Muitos desses temas pagos ainda oferecem um “Page builder” próprio para a construção visual de páginas, ou seja, uma ferramenta para a construção de páginas, que pode ser mais ou menos intuitiva, para poder construir as suas páginas mais facilmente. Sem dúvida que existem sempre alguns melhores que outros, mas todos eles vão trazer um “custo” de peso adicional ao seu website. O que significa que as suas páginas vão ficar mais pesadas e lentas a abrir para o utilizador final que visualiza o site. Desta forma, também fica cada vez mais difícil editar as suas páginas, pois todo o site fica cada vez mais lento.

O tema de base do WordPress agora já inclui um “Page builder” por defeito. Este page builder é o Block Editor

Gutenberg Block – Page Builder.

Funcionamento do novo Guttenberg Block Editor do WordPress

Experimente por si o funcionamento do novo Guttenberg Block Editor do WordPress

Como escolher o tema para o seu site em WordPress

Se o seu objectivo é ter um design mais exclusivo, e à medida, tem ao seu dispor uma grande variedade de temas premium que já lhe oferecem muitas outras opções. A escolha dependerá das funcionalidades e requisitos que necessita.

É preciso ter alguma noção de WordPress e do seu funcionamento de forma a seleccionar o melhor tema para as suas necessidades. Tenha apenas em conta que a evolução dos temas varia ao longo do tempo, e o que hoje pode parecer a melhor opção, pode já não ser daqui a 2 ou 3 anos. Por isso informe-se bem, para garantir a durabilidade ao longo do tempo, assim como, o que implica posteriormente a transição para novo tema, se for necessário.

Por último, pode ainda optar por desenvolver um tema à medida, de acordo com os seus requisitos e design, sendo o tempo de desenvolvimento sempre mais alargado, e o desenvolvimento mais caro. O que ganha é um design totalmente exclusivo e menor peso de carregamento, caso opte por contratar uma empresa especializada.

Guttenberg Block Editor – O que é?

O Guttenberg é o “page builder” que vem com o tema base do WordPress.

É bastante simples, no entanto já lhe oferece muitas opções e módulos pré-definidos, permitindo criar páginas elegantes e profissionais. Se não tem conhecimentos suficientes para escolher um tema e criar páginas, aconselhamos que se limite ao original, pela sua simplicidade e maior leveza de carregamento.

Além disso, permite-lhe construir as suas páginas com módulos, que vai adicionando para construir a página, ou utilizar os patterns já existentes.

Entre os módulos já incluídos tem: colunas, textos, imagens, botões, vídeos, etc. Mas se precisar de módulos diferentes pode adicionar plugins para o fazer.

Para utilizar patterns, encontra algumas já prontas a utilizar no site que instalou, ou pode consultar o diretório de patterns que o WordPress.org tem para lhe oferecer: https://wordpress.org/patterns/

O que são os plugins do WordPress

Os plugins no fundo são addons para obter ferramentas adicionais. Todos eles servem para oferecer alguma funcionalidade extra que nem o WordPress, nem o tema incluem e que podem ser necessários para os requisitos que necessita no seu site.

Estas funcionalidades podem ser: módulo de testemunhos, formulário de contacto, Banners, venda de produtos, métodos de pagamentos, cálculo de custos de envio, , etc.

De uma coisa não há dúvida: todos os plugins vão adicionar funcionalidades e como tal, adicionam peso de carregamento ao seu site. Por isso deve seleccionar apenas o que necessita e saber fazer as melhores escolhas a cada passo que dá.

Existem muitos Plugins gratuitos, com funcionalidades mais ou menos avançadas. E depois encontra plugins desde basicamente 10€ uma única vez a plugins com custos anuais de 150€ ou mais. Tudo depende das funcionalidades que procura.

Por exemplo, o plugin mais utilizado para a criação de lojas que já inclui o mínimo básico é totalmente gratuito e chama-se WooCommerce.

O que vem por defeito com o WordPress

A instalação inicial do WordPress é muito simples e básica, mas já lhe permite construir um site ou blog.

Quando instala o WordPress o que pode esperar:

  • Um tema por defeito
  • Criar páginas com hierarquia
  • Criar artigos com categorias e tags
  • Construir páginas e artigos com o Block Editor
  • Permite ter comentários nos artigos, que pode desactivar se assim o entender.
  • Permite configurar a sua página principal, para ter os seus últimos artigos ou ser uma página específica criada à sua medida.
  • Criar o seu menu principal e rodapé.
  • E já é mobile friendly.

O que o não vai conseguir criar com o WordPress por defeito:

  • Não permite criar slides de imagens.
  • Não inclui sistema de loja.
  • Não inclui sistema para optimização de SEO, embora nas configurações iniciais do seu WordPress pode melhorar bastante o SEO técnico, se tiver experiência na utilização desta ferramenta.
  • Não inclui qualquer tipo de formulário de contacto.
  • Não tem opções de visualização muito alargadas.

Ainda assim, saiba que o WordPress com o tema por defeito:

  • já inclui módulos e patterns para que possa mais facilmente criar páginas sem saber nada de código;
  • já lhe permite ser criativo e criar boas páginas.

Conheça as funcionalidades fundamentais mas que não se encontram incluídas por defeito

Para ter um site com o mínimo indispensável para que fique tranquilo, vai precisar de adicionar as seguintes funcionalidades que só consegue com plugins adicionais:

1 – Formulário de contacto:

Quase todos os websites têm a opção de enviar mensagens. E como tal a criação de um formulário de contacto é um ponto quase essencial.

Existem muitos plugins para o fazer, gratuitos ou pagos. Deixamos aqui a sugestão de um dos plugins mais estáveis e mais antigos do WordPress que funciona bem e lhe permite criar formulários de contacto muito simples: Contact Form 7.

2 – Optimização de SEO

O SEO é hoje em dia uma ferramenta de marketing indispensável num website para ajudar os seus conteúdos a serem rastreados pelos motores de busca e ter melhores hipóteses de aparecer nos resultados de pesquisa.

Para esta funcionalidade existem muitos bons plugins, e todos têm versões gratuitas e pode mais tarde fazer o upgrade para a versão paga com mais opções. Se está a começar aconselhamos o Yoast SEO por ser, na perspectiva do utilizador, o mais simples de utilizar. Este plugin permite-lhe evoluir devagar, e quando precisar de mais funcionaldiades, tem opções pagas com a possibilidade de ter melhores resultados.

3 – Backup

Ter um backup de fácil acesso e reposição é sempre uma segurança para poder ficar descansado no caso de alguma coisa acontecer. Uma vez que o WordPress necessita de constantes updates semanais de toda a plataforma, tema e plugins, ao garantir um backup sempre à mão pode vir a dar muito jeito.

Existem muitas ferramentas para isso, e consoante o alojamento que escolher até pode ter essa opção já incluída no serviço. Caso não tenha, os dois mais utilizados são: Duplicator e o Updraft Plus.

Tenha em atenção que este tipo de plugins consome bastantes recursos do seu alojamento, e nem todos os alojamentos estão preparados para estes tipo de operações. Se vir que não funcionam, terá de ver opções de backup externas ao seu site.

4 – Cache

Uma coisa fundamental no WordPress e que ninguém lhe diz, é que um site em WordPress é à partida, sempre mais pesado a carregar do que muitos outros websites. Para lhe explicar precisaríamos de mais de um dia, mas fique com esta noção: Um site em WordPress vai ser sempre algo mais pesado de carregamento do que um site desenvolvido à medida, e esse peso de carregamento vai crescendo cada vez que vai adicionando plugins e imagens.
Como tal, é fundamental instalar um plugin que lhe permita optimizar todo o conteúdo e código.

Os plugins de otimização e compressão com cache de recursos e páginas, requerem algum conhecimento técnico e experiência do que está a fazer, pois podem destruir por completo a aparência do seu site.

Existem muitos plugins para este efeito, aqui deixamos apenas um deles, que é dos mais simples de configurar e que tem menores probabilidades de errar: Autoptimize.

Não é o supra sumo de optimização, mas a probabilidade de estragar o seu site é menor. Se é a primeira vez que está a criar um site em WordPress ou não sabe como funcionam os sistemas de cache, este é o melhor que lhe podemos aconselhar. Depois de configurar, deverá sempre visualizar as suas páginas em modo anónimo, para perceber se destruiu alguma coisa. Com esta solução pode facilmente voltar atrás, alterar as configurações e limpar a cache para voltar a ver.

5 – Optimização de imagens

Em sites desenvolvidos por utilizadores que não são web designers nem developers, é comum que o peso maior das páginas venha das imagens carregadas no site. O que pode congestionar por completo o carregamento do seu website.

Para a optimização de imagens pode começar por utilizar o Smush. Com este plugin ganha não só compressão das imagens que carrega, como inclui lazy loading.

Ainda em relação às imagens, é preciso ter noção que nenhum plugin faz milagres, e como tal, quando insere uma imagem já deve vir com o tamanho correcto para o local onde a vai inserir.

Onde aprender mais sobre WordPress

Se está a pensar começar um site em WordPress, aconselhamos que comece com os tutoriais do próprio WordPress.org: https://learn.wordpress.org/tutorials/.

São tutoriais gratuitos e são um bom primeiro passo para começar a compreender o que é e como funciona de raiz. Aqui consegue ter sempre tutoriais com as últimas novidades do tema que vem por defeito e de todo o funcionamento actual.

Antes de começar, deve ainda compreender a diferença entre o WordPress.ORG e o WordPress.COM. São ligeiramente diferentes, embora tenha por base a mesma plataforma – WordPress.

Procura criar um site profissional para o seu negócio?
Disponibilizamos profissionais especializados em WordPress para lhe garantir um site com design premium, bem programado e sempre operacional, com as funcionalidades que desejar.

Veja tudo o que pode ter num site em wordpress @ MAGAWORKS
Temas: Wordpress

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Registe-se na nossa lista "Magaworks® Newsletter". Em qualquer momento pode alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados