Tudo o que precisa saber sobre Gamification Marketing

22 Set, 2022 | Marketing e comunicação [digital]

O termo “Gamification” é utilizado para se referir a técnicas e elementos de jogo e competição, em estratégias de marketing. Não se trata propriamente de nenhum jogo, mas de elementos de jogo que são adicionados a situações de comunicação e marketing.

A Gamification como estratégia de marketing é utilizada para atrair e reter clientes. O envolvimento dos utilizadores com uma marca é fundamental para gannhar a sua total atenção e manter o utilizador mais envolvido e interessado ao longo do tempo.

As acções de marketing que involvem elementos de gaming, conseguem mais facilmente levar os consumidor a realizar uma acção, pois apresenta elementos de competição entre vários utilizadores e em troca oferece uma recompensa.

O que é Gamification Marketing

Todos nós quando jogamos, jogamos para ganhar. É normal e é assim que funciona o ser humano. Quando maior o desafio maior a vontade de continuar. Este é o poder que têm os jogos.
Agora imagine utilizar essa força para atrair e manter clientes. Isso é o que se chama de Gamification Marketing.

O Gamification Marketing, ou marketing de gamificação como podemos denominar em português, procura criar uma experiência divertida com a qual os seus utilizadores e clientes se desejam envolver. As grandes marcas utilizam muitas técnicas de gamification, mas qualquer um pode fazer o mesmo.

Como utilizar Gamification Marketing

O marketing de gamificação é uma técnica de marketing aprimorada que utiliza elementos de design e estratégia de jogos para atrair e reter clientes. Esses elementos podem variar desde simples pop-ups com desafios de “gire e ganhe” até verdadeiros videojogos

As campanhas de marketing de gamificação podem assumir a forma de programas de fidelidade gamificados, questionários interativos, etc. Este tipo de técnicas são muito utilizados em acções de activação de marca, lançamento de novos produtos, eventos e feiras com interacção com o público final, e por aí em diante.

Os elementos que demonstram que estamos a falar de Gamification são muitos e nem sempre os utilizadores comuns notam que se estão a envolver num jogo. Este elementos podem ser:

a) Sistemas de pontos: O utilizador acumula pontos cada vez que compra um produto. Esses pontos servem para adquirir novos produtos ou teer descontnos.
Exemplos óbvios são todos os cartões de supermercado que o levam a comprar sempre mais para gannhar maiores descontos.

b) Badges: Os badges são uma espécia de troféus ou recompensa que vai acumulando por realizar determinada acção. E pode apresentar os seus badges. Geralmente é mais simbólico.

c) Nivéis: Aqui apela ao sentido dos clientes de se sentirem recompensados por serem um cliente fidelizado. Se gasta 50€ por mês tem direito a 2% de desconto no mês seguinte. Se gastar 200€ num mês, passa ao nível seguinte e já tem direito a 10% de desconto.

d) Countdown: Um sistema de tempo, em que desafia os utilizadores a tomar uma acção num determinado período de tempo para ganharem alguma coisa.

e) Progresso: De forma semelhante ao countdown, funciona como um desafio para o utilizador atingir determinado ponto ou tarefa, ainda que possa não ter um tempo específico. E vai subindo de nível.

f) Trazer amigos: O sistema de ganhar mais quando se traz um amigo também um uma técnica de gamification. Quantos mais amigos trouxerem mais ganhas tu e o teu amigo.

Estas e outras técnicas ajudam a manter os utilizadores interessados e envolvidos ao ponto de não quererem deixar de continnuar a ganhar mais.

As marcas utilizam muitas destas e outras técnicas pois os utilizadores tendem a partilhar os seus resultados com amigos e nas redes sociais. Torna-se uma competição e acaba por trazer novos utilizadores.

Porquê utilizar Gamification

Todas as pessoas que gostam de jogar, seja qual for o jogo, percebem o encanto que tem uma competição e acaba por tornar-se, de alguma forma, viciante. É algo divertido, interactivo, um desafio e mesmo até algo relaxante em relação ao dia a dia. É por isso que esteas técnicas funcionam.

A gamificação ajuda a ganhar a atenção dos utilizadores e acaba sempre por trazer novos clientes.

Com um mercado inundado de publicidade e marketing, quando mais conseguir manter os seus utilizadores envolvidos, menos eles se vão distrair com outras campanhas.

Os desafios do Gamification Marketing

Apesar dos benefícios que estas técnicas têm para as empresas que os colocam em prática, desenhar sistemas de gamificação não é simples, senão todos o faríamos.

Involve estudos de psicologia motivacional, de forma a levar o utilizador ao comportamento ou acção pretendida. Não é suficiente criar um jogo divertido, tem de ser um jogo que leve o utilizador à acção que pretende para o seu negócio.

Para além disso, são técnicas que têm sempre um custo elevado para as empresas que as colocam em prática, mas sempre com o objectivo de obter grandes retornos. E por isso mesmo têm de ser bem estudadas e esquematizadas até serem colocadas em prática.

Benefícios que pode obter de técnicas de Gamification

Para além dos já referidos benefícios a médio e longo prazo, como o envolvimento e fidelização existem muitos benefícios a curto prazo.

Aqui fica apenas um resumo:

a) Recolha de dados de novos utilizadores: Os dados hoje em dia têm um grande valor para conhecer o seu público e poder comunicar com ele de forma a levá-lo à acção. Convém lembrar aqui que devem cumprir com os requisitos do RGPD. Deve dar sempre a informação completa de que informação os utilizadores vão ter de partilhar com a sua empresa em troca de entrar no jogo.

b) Incentivar à partilha: Encorage os participantes a partilharem os seus resultados nas redes sociais, seja através de badges, pontos, ou mesmo fotografias e vídeos.

c) Educar o seu público: Uma das formas por vezes não vista como gamificação, são quizzes com perguntas que ajudam os utilizadores a conhecer melhor as suas áreas de intervenção e mostrar igualmente o grau de expertise da sua empresa, ganhando assim maior confiança por parte das pessoas.

d) Reduzir taxas de abandono: Ao seduzir os utilizadores com descontos futuros em compras no presente, ajuda a aumentar a fidelização e mantém os utilizadores interessados mais tempo. Até num website, consegue aumentar o scroll na página, com técnicas de jogo que fazem com que continue a existir interesse para continuar a ver.

e) Aumentar a conversão: Constatando o óbvio, se oferecer a um cliente um cupão de desconto para uma próxima compra, é mais provável que ele volte a comprar novamente. Esta é uma técnica muito utilizada com automações em lojas online. Mas nem tudo é óbvio e directo. Ao manter o utilizador interessado e envolvido consigo durante mais tempo, a probabilidade de ele um dia vir a tornar-se seu cliente é superior.

Um bom exemplo de Gamification:

Existem muitos exemplos de gamification que lhe podíamos apresentar aqui, e muitos já conhece ou ouviu falar, outros nem tanto. Toda a nossa vida do dia a dia está rodeada de acções de Gamification. Os cartões de supermercado são um dos exemplos mais comuns.

Mas vamos falar de um exemplo, sem querer fazer qualquer publicidade à marca, apenas porque julgamos ser do conhecimento de poucos portugueses e um bom exemplo de Gamification, bem desenvolvido e com muita estratégia.

Planeta Zero da EDP Comercial

Gamification: Planeta Zero, EDP Comercial

A Edp Comercial tem um sistema para utilizadores registados ganharem pontos com desafios “Verdes” que se traduzem em “Z”s. E pode com isso obter benefícios sustentáveis, como particpar em sorteios relacionados com economia verde, obter descontos em parceiros, entre outros. Alguns dos desafios são tão simples como ver um vídeo onde aprende como poupar energia em sua casa. Pode também votar em projectos sustentáveis para serem apoiados pela EDP, e pode ajudar a escolher os proejctos que para si fazem mais sentido.

O que é que a EDP ganha com isto? Além de apresentar os seus serviços como mais verdes e dar a conhecer produtos de parcerias, alguns dos benefícios só estão disponíveis para clientes com Packs especiais. E é uma forma de ganhar uma imagem mais positiva da marca, numa época em que a economia verde está na moda e os consumidores sentem que de alguma forma também estão a contribuir para projectos mais verdes.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados