Ouvimos falar muito sobre estratégia de comunicação, principalmente em planos de marketing. Derivado da globalização do mercado, as empresas são cada vez mais obrigadas a investir em comunicação e imagem, de forma a serem competitivas.
Mas porque é que é tão importante começar por definir uma boa estratégia de comunicação?
De forma simples, porque sem uma estratégia de comunicação não se sabe onde comunicar, para quem vai comunicar, qual a melhor mensagem nem como a comunicar. Logo pode falhar o alvo.
Se tem uma grande ideia e vai abrir um novo negócio, lançar um novo produto ou entrar num novo tipo de mercado, a comunicação é decisiva para a sua diferenciação. Se já tem um negócio e precisa de um novo impulso poderá ter de mudar o rumo da sua comunicação e re-avaliar os seus objectivos.
Hoje em dia não basta comunicar, é necessário fazê-lo bem e com coerência. Só com uma boa estratégia definida é possível ser coerente e entregar a mensagem às pessoas certas, no local certo e com a melhor mensagem, sem perder a relevância. A estratégia de comunicação passa por uma análise e planeamento estruturado que resulta em múltiplas acções que o vão levar à realização dos seus objectivos de forma mais eficaz.
Alguma vez pensou em criar uma estratégia de comunicação, ou alguma vez avaliou a sua estratégia actual? Depressa se vai aperceber de que uma boa ideia não é suficiente para ganhar visibilidade e criar uma relação de confiança com os seus potenciais consumidores.
Planeamento estratégico versus Estratégia de comunicação
Não deve confundir o planeamento estratégico de negócio da sua empresa com a estratégia de comunicação. Esta última é uma consequência dos objectivos que estipulou no seu plano de negócios.
Cada negócio tem diferentes necessidades e diferentes orçamentos. A definição de uma estratégia de comunciação ajuda a empresa a seguir um caminho pré-definido que vai sendo afinado ao longo do tempo de modo a maximizar o retorno do seu investimento. Ou seja, definir a melhor forma de divulgar o seu negócio e atingir os seus objectivos.
Tem de conhecer os canais de comunicação que tem à sua disposição, ter definido um público alvo, saber os canais nos quais ele se encontra com maior frequência, entre muitos outros pontos importantes
Mas afinal o que é a estratégia de comunicação?
Começa por uma análise de negócio para a criação de um plano de divulgação de uma marca, produto ou serviços. Pode e deve englobar toda e qualquer comunicação que criar. Este plano deverá criar métodos e regras a seguir. E é fundamental para que as empresas consigam transmitir as suas mensagens com maior eficácia.
Porque é que é tão importante dar este primeiro passo?
Onde é que vai publicar, para quem, como, em que dia da semana e a que horas do dia? Se ainda não sabe onde andam os seus clientes e como a concorrência os está a aliciar, está na altura de pensar numa estratégia de comunicação para passar a saber tudo isto e muito mais. Só com um plano de comunicação é que uma empresa consegue relacionar-se com diversos públicos de interesse para divulgar o que tem para oferecer, e fortalecer a confiança dos clientes, de uma forma contínua, estável e duradoura.
Por exemplo:
Imagine que quer criar um website. E na sua área de negócio já existem mais de 100 empresas a fazer os mesmos serviços. Como é que consegue que o seu site apareça na primeira página dos resultados de pesquisa em qualquer motor de busca? Não julgue que é suficiente criar o site. Terá de conhecer os melhores termos ou expressões que os seus utilizadores pesquisam para o seu tipo de produto, saber o que faz a concorrência, onde é que o seu público-alvo mais procura sobre o assunto e por aí fora. Portanto se não tiver realizado uma boa análise antes de criar os textos do seu website, corre o risco de nunca aparecer nos resultados de pesquisa, porque não usa os termos mais indicados, ou porque a concorrência é de tal forma agressiva que está em todo o lado à sua frente. Isso não significa que tenha de ser melhor em todos os canais de comunicação, mas deve investir naquele(s) que lhe parece ser o ideal para o seu tipo de público e negócio e os serviços e mais valias que tem para oferecer.
A importância da imagem de marca na sua estratégia
Grande parte da avaliação dos consumidores vem da sua imagem e o que transmite aos seus clientes. O que se denomina por imagem de marca.
Criar uma imagem de marca coerente em toda a comunicação, que transmita os valores e objectivos do(s) seu(s) produto(s) é sem dúvida essencial para que a marca se torne reconhecida e se distinga dos demais intervenientes no mercado. Como tal a sua imagem é um ponto fundamental na definição da sua estratégia.
Como começar a sua estratégia de comunicação?
Com o crescimento exponencial da concorrência e para que a sua empresa não navegue “à vista” num mercado cada vez mais complexo e com uma enorme multiplicidade de canais de comunicação possíveis, deverá começar por fazer uma análise que lhe permita definir o caminho a seguir.
Para poder definir um plano de marketing eficaz, terá de começar a sua estratégia de comunicação tendo em atenção os seguintes pontos primordiais:
- Definir os objectivos a atingir
- Conhecer o seu público-alvo
- Conhecer de modo objectivo o que diferencia o seu produto
- Estudar os diversos canais de comunicação de modo a obter os melhores resultados
Deste modo poderá definir uma imagem forte e a estratégia a seguir, sabendo que caminhos toda equipa tem que percorrer, que tarefas há a fomentar e que custos terá nessa realização.
Pontos importantes do marketing para definir a sua estratégia de comunicação:
Como já percebeu ao chegar aqui, a estratégia de comunicação da sua empresa não se deve resumir a um powerpoint engraçado e colorido, disso pode depender a própria existência do negócio.
A comunicação actual engloba um mix de meios e canais físicos e digitais que deve ter em conta, assim como a personalidade do seu público-alvo e até o tom em que comunica. Daí a importância de começar pela estratégia de forma a ser coerente.
- Precisa ser criativo e razoável: traga ideias para cima da mesa que possam ser colocadas em prática dentro do seu orçamento, para tornar a sua estratégia eficaz e tornar a sua mensagem mais atraente.
- Seja objectivo e adequado ao seu público de forma a fazer chegar a sua mensagem a quem interessa e obter melhores resultados.
- Nunca descure a avaliação e o acompanhamento de resultados para fazer cada vez melhor e corrigir o que não está a obter resultados.
A importância da escolha dos canais de comunicação
Para fazer a sua escolha de canais onde vai comunicar a sua mensagem defina bem os objetivos do seu negócio e o seu target. Os canais que tem à sua disposição são inúmeros e como tal pode não conseguir nem ter interesse em estar presente em todos. Seja honesto consigo próprio para saber até onde pode ir, e onde tem interesse estar.
Desde meios físicos e tradicionais aos meios de comunicação digital, as opções são inúmeras: Email marketing, Google Ads, Facebook Ads, Facebook Page, website, Landing Page, Redes sociais, Local marketing, indoor media, outdoor media.
Resumindo:
- A estratégia de comunicação deve partir do seu plano estratégico de negócio.
- A estratégia de comunicação permite-lhe transformar objectivos em acções concretas e eficazes.
- Comece por definir objectivos.
- Defina o quê, como e quem: personas, mix de canais de comunicação, orçamento e criatividade!
- Monitorize os resultados e optimize a estratégia de comunicação sempre que necessário.
Obtenha um plano de comunicação profissional e poupe tempo e dinheiro
De modo a criar uma estratégia eficaz, obtenha primeiro uma opinião profissional e garanta um conjunto de instrumentos sólidos para a tomada de decisões adequadas aos seus objectivos.
Oferecemos diferentes tipos de planos para estratégias de comunicação de acordo com as suas necessidades em marketing. Estamos aqui para o apoiar como parceiros na estratégia de sucesso do seu negócio.
Consulte o nosso plano de Consultoria de Comunicação.