Princípios de optimização SEO para landing pages

03 Mai, 2022 | Optimização SEO

Fazer optimização SEO para Landing Pages não é muito diferente de SEO para qualquer outro tipo de página de um website. A optimização passa pelos mesmos passos, mas deverá ter o foco principal num objectivo único.

Pode julgar que a optimização SEO para Landing Pages é um desperdício de tempo.

Mas criar uma Landing Page optimizada para SEO vai ajudar a obter melhores resultados nas pesquisas nos motores de busca. Embora as Landing pages sejam desenvolvidas principalmente com o objectivo de acompanhar campanhas pagas, pode aproveitá-las também para o SERP (Search Engine results page).

8 pontos essenciais na optimização SEO para Landing Pages

A optimização SEO para Landing Pages não é nada complicado e é apenas uma questão de lógica e de conhecimento de técnicas de marketing digital. Implica fazer pesquisas iniciais da concorrência e das palavras chave para as quais está a tentar optimizar o seu conteúdo. Procure as melhores opções para o sucesso da sua landing page.

Para criar uma Landing page optimizada para SEO e melhorar os seus resultados no ranking de pesquisas, deve ter em conta oito princípios indispensáveis:

  1. Definição das palavras-chave apropriadas para o objectivo da Landing page
  2. Publicação da sua Landing Page com um URL personalizado / único
  3. Ser mobile friendly
  4. Garanta uma página de carregamento rápido
  5. Procure ter uma imagem principal apelativa
  6. A Landing page deve ser focada no benefício que tem a oferecer
  7. CTA: criação de ligações ao longo da página para o objectivo principal (conversão)
  8. Facilitar a partilha

1. Definição das palavras-chave apropriadas para o objectivo da Landing Page

Todas as landing pages têm um objectivo principal. Quando começar a criar a sua pense em qual é o seu objectivo.

Depois, e de acordo com o benefício que tem para oferecer, procure encontrar as palavras-chave que os seus potenciais clientes poderão pesquisar.

Não se limite a palavras soltas. Pense nas dúvidas que o utilizador pode ter, nas perguntas que habitualmente pode efectuar, e esclareça essas questões na sua página para mostrar o benefício que tem para oferecer para determinado problema.

As palavras-chave podem ser longtail keywords e não meras keywords simples e demasiado genéricas que muitos utilizam. Ao focar-se em perguntas e respostas a probabilidade de a sua página ser apresentada aos seus utilizadores é superior.

2. Publicação da sua Landing Page com um URL personalizado / único

Em vez de utilizar oseudominio.pt, crie um subdominio keyword.oseudominio.pt.

Ao criar um subdominio que inclua a sua palavra chave (keyword principal) vai ajudar ao rastreamento da página para pesquisas sobre essa mesma palavra.

3. Ser mobile friendly

O Google, sendo o motor de pesquisa mais utilizado, dá prioridade a páginas mobile friendly. Se a sua landing page não for optimizada para ser visualizada em telemóveis o Google vai penalizar a sua página nos resultados de pesquisa.

Como tal deverá garantir que tudo está visível e que a navegação é fácil e acessível num écran mais pequeno.

4. Garanta uma página de carregamento rápido

O carregamento da sua página é um factor muito importante e não deve ser descurado. É mais um dos pontos que o Google avalia para escolher as páginas a apresentar aos utilizadores nas suas pesquisas.

Procure aliviar o peso de carregamento da página, com imagens mais leves, menos scripts e carregando de forma inteligente todos os elementos da página.

Utilize o lazy loading das imagens caso estas sejam muitas ao longo da página, comprima ao máximo todo o código da página e utilize CDN para uma distribuição alargada do conteúdo em diferentes servidores, de forma a que o carregamento da página seja acessível a diferentes utilizadores com melhores ou piores redes de acesso.

Se a sua página demorar mais de 5 segundos para aparecer, é provavel que o utilizador desista e se vá embora.

5. Procure ter uma imagem principal apelativa

Consoante a sua área de negócio e objectivos lembre-se que os olhos também comem. Se a primeira sensação de visualização da página for apelativa e contribuir para o seu objectivo, é mais provável que os utilizadores continuem a ler.

Se vende serviços apresente fotografias de pessoas com ar profissional, simpático e que demonstram confiança. Se vende produto, fotografe bem o mesmo, e garanta manter o foco nos seus pontos fortes.

6. A Landing page deve ser focada no benefício que tem a oferecer

Reforce a sua imagem com frases fortes e centradas no melhor que tem para oferecer. Não mencione os pontos que já são dados adquiridos. Reduza a sua mensagem ao fundamental. Os utilizadores online não querem gastar muito tempo no seu site. Querem respostas imediatas a um problema.

Foque a mensagem no benefício que lhes vai dar e como vai resolver os seus problemas. Descubra quais as dores que vai colmatar no utilizador e é aqui que deve centrar a sua mensagem. Garanta que tudo está sintetizado e claro, e não escreva um texto demasiado comprido e difícil de ler. Crie áreas e listas para apresentar vários pontos.

A sua mensagem é o ponto principal na optimização SEO da sua landing page.

7. CTA: Criação de ligações ao longo da página para o objectivo principal (conversão)

Pense qual é a acção que quer que o utilizador faça: comprar um produto, subscrever uma newsletter, preencher um formulário e entrar em contacto.

Seja qual for o seu objectivo principal garanta ter botões explícitos ao longo da página que direccionam o utilizador para esse mesmo ponto.

O seu objectivo principal é sempre a conversão de um utilizador de alguma forma.

Botões como “Comprar agora”, “Aproveitar Desconto”, “Falar connosco” são excelentes formas de indicar ao utilizador exactamente o que deve fazer.

Não existe uma fórmula mágica para garantir a conversão, mas tome conhecimento das regras básicas para aplicar consoante o necessário.

8. Facilitar a partilha

Ao criar a sua landing page pode e deve ter botões que ajudam o utilizador a partilhar o seu conteúdo. E além disso deverá garantir que ao partilhar o seu conteúdo, controla a imagem e a informação que vai ser partilhada.

A optimização SEO de uma landing page passa também por definir a imagem, o título e a descrição a aparecer na partilha para diferentes redes sociais. Ao estar pré-preenchido é menos provável que o utilizador altere e escreva por ele, ficando a comunicação do seu conteúdo sob o seu controle.

Erro comum na optimização SEO para Landing Pages

Muitos utilizadores com um website em WordPress num alojamento partilhado, cometem um enorme erro ao criarem as suas Landing pages directamente neste website.

Porquê um erro? Geralmente estes sites de WordPress em serviços de alojamento partilhados não têm um carregamento optimizado e a sua Landing Page pode ficar muito lenta a carregar.

Outro problema que lhe pode surgir é ter visível o menu do seu website e o rodapé, que são elementos desnecessários e formas de distração da sua Landing Page.

A optimização SEO para Landing Pages deve ser sempre focada no objectivo final e não deve ter elementos que possam distrair os utilizadores ou encaminhá-los para outras páginas, no seu site ou fora dele.

Subscreva a nossa Newsletter

Fique a par de todas as nossas novidades subscrevendo a nossa newsletter.
Fica registado na nossa lista "Magaworks® Newsletter" mas pode, em qualquer momento, alterar os seus dados ou cancelar a sua subscrição.

Para saber mais leia a nossa Política de Privacidade.

artigos relacionados

O que é o Brand SERP

O que é o Brand SERP

O Brand SERP é uma estratégia de marketing digital fundamental para optimizar o SEO do seu negócio e da sua marca online.

ler mais